Hackers e os desafios da cybersegurança

Para enfrentar os desafios e ameaças trazidos pelos ciberataques e usuários maliciosos, é imprescindível a conscientização de que as organizações não estão preparadas para lidar com as vulnerabilidades que ameaçam a segurança da informação e a inevitabilidade dos ataques cibernéticos mais sofisticados. Com base em experiências com a gestão de riscos de segurança da informação e na prestação de serviços de consultoria e resposta a incidentes, além de interações com a comunidade de aplicação da lei, entendemos o seguinte:

OK

Comunidades hackers têm capacidades de desenvolvimento mais otimizadas do que muitas empresas de médio e grande porte;

Malwares são projetados para se proteger e alavancar serviços comuns implantados em empresas de diversos segmentos e suas tecnologias;

As tecnologia aplicadas para malwares e bots continuam a evoluir em suas capacidades para invadir ambientes, armazenar, exfiltrar e excluir vestígios de si mesmo e da saída resultante;

Hackers estão constantemente ativos e fazem seu dever de casa ao criar códigos maliciosos para interagir com sistemas proprietários que residem em ambientes empresariais.

"Para enfrentar as ameaças contra a segurança da informação, é importante saber que os atacantes (hackers) implementam melhores controles de segurança no design do seu software do que as empresas Fortune 500, aproveitando criptografia sofisticada, não dependendo de portas comuns e projetando softwares com redundância, para garantir a disponibilidade e a execução de seus "Serviços" dentro do ambiente vítima".

Marco Antonio Grecco Ribeiro

Estatísticas

Imagens da fundo do site Gestão de Vulnerabilidades Estatisticas

A proteção de dados e sistemas sensíveis ajuda organizações a evitarem violações dispendiosas, perda de propriedade intelectual, interrupção dos negócios e danos à reputação.
Sistemas podem ser invadidos por pessoas que estejam fora ou dentro de sua empresa; podem ser invadidos também por parceiros de negócios, e o custo de uma violação de dados pode multiplicar-se rapidamente.
A sofisticação dos ataques de TI está em ascensão. As ameaças virtuais chegaram ao seu negócio.
Veja o vídeo ao lado.

Privacidade na internet. Você está sendo vigiado?
Matéria veiculada no programa Domingo Espetacular sobre segurança de dados na internet. Participação de Marco Antonio Grecco Ribeiro, sócio-diretor da Protiviti no Brasil.

R7 - Privavidade na Internet

Você sabe qual a melhor maneira de fazer a gestão de vulnerabilidades em sua organização?

Conhece os impactos dos riscos de fraude e ciberataques?

Marco Ribeiro Profissional de TI
Marco Ribeiro
Sócio-Diretor
riscos.ti@icts.com.br

Entre em contato com nossos especialistas